Notícia

PRODUTO NEJ

segunda, 30 de setembro de 2019
Cobrar clientes inadimplentes é fácil. A ACIAJA TEM AS FERRAMENTAS!

Temos várias maneiras de fazer isso. Difícil mesmo é encontrar o melhor modelo. Entre SMS, e-mail e uma notificação extrajudicial de cobrança, definir a estratégia ideal é um desafio, pois coloca em risco o relacionamento com o consumidor.

COMO DEFINIR UMA ESTRATÉGIA DE COBRANÇA

O primeiro passo para recuperar uma dívida é definir uma estratégia, isto é, uma régua de cobrança. Essa ferramenta consiste em uma sequência de ações que tem como objetivo:

  • Entrar em contato com o cliente devedor;
  • Quitar o valor devido.

Na primeira parte da régua, o indicado é tomar medidas mais amenas, como entrar em contato por SMS ou e-mail para lembrar o cliente do vencimento do pagamento. Não havendo retorno após 10 dias, então sua empresa pode registrar o CPF ou CNPJ do devedor no SCPC. 

Feito o registro, o consumidor receberá uma carta pelo Correio, no endereço informado no ato da compra. Esse documento é chamado de “Carta Registro” e, a partir do 11º dia, possui validade legal.

Muito bem! O cliente está negativado. No pior dos cenários, ele poderá ignorar todas essas tentativas de conciliação. O que fazer nesse caso? 

Enviar uma notificação extrajudicial de cobrança é a melhor saída!

COMO FUNCIONA A NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL DE COBRANÇA (NEJ)

A Carta NEJ é um documento enviado pelo Correio, que informa ao cliente inadimplente o interesse, por parte do credor, em iniciar um processo de negociação sem a interferência do Judiciário.

Ao contrário da Carta Registro, nesse documento conseguimos alterar o endereço de envio, caso esteja desatualizado ou incorreto. 

Não é preciso registrá-la em cartório para enviá-la. Basta entrar em contato com a ACP que nós providenciamos a notificação seguindo a regulamentação vigente. 

Nós temos 3 modelos de notificação extrajudicial: leve, moderado e pesado. Cada um possui um tom mais ou menos incisivo e é indicado para casos diferentes.

É importante lembrar que, segundo a lei, não é possível enviar uma Carta NEJ sem antes registrar o cliente inadimplente no SCPC.

VANTAGENS DA NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL DE COBRANÇA

Nós indicamos que o envio de uma notificação extrajudicial seja uma das últimas medidas de uma régua de cobrança. Acreditamos que nenhum consumidor quer ter seu “nome sujo na praça”, pois isso o impossibilita de realizar novas compras. 

Ainda assim, as Cartas NEJ são uma boa alternativa para regularizar a situação antes de recorrer a uma câmara de arbitragem, por exemplo.

Entre os benefícios de uma notificação extrajudicial de cobrança, temos:

Favorecimento de acordos e pagamento de dívidas;

Facilidade de regularização do débito devido;

Para enviar uma NEJ, reúna as seguintes informações:

Dados do devedor;

Nome da empresa credora;

Dados de contato com a instituição credora;

Valor da dívida.

INDICAÇÕES DE USO

A notificação extrajudicial é indicada em casos simples, como cobrança de serviços (reforma, assistência técnica, design gráfico) ou comércio (padaria, mercado, vendas pela internet). Quando o problema é mais complexo, recomendamos assistência jurídica – e até isso nós podemos lhe oferecer! 

Se a sua empresa ainda não possui uma estratégia de cobrança, conte com a consultoria da ACP. Nós podemos lhe ajudar a definir a sua régua e a recuperar valores devidos de até 5 anos. 

Link: http://blog.acpr.com.br/notificacao-extrajudicial-de-cobranca-como-funcionam-as-cartas-nej/

Fonte: ACP - Associação Comercial do Paraná