COMO FUNCIONA O CADASTRO POSITIVO
sexta, 11 de outubro de 2019
O Cadastro Positivo facilita o acesso ao crédito e oferece juros menores a pessoas físicas e jurídicas com bom histórico financeiro. Saiba mais.
Após anos de discussão, a Lei do Cadastro Positivo foi sancionada pelo Governo Federal. A nova regra obriga a inclusão de todos os consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, em um banco de dados administrado pelas gestoras.
O cadastro positivo é uma espécie de “currículo financeiro” de pessoas físicas e jurídicas. Com ele, as empresas, o governo e os próprios consumidores saberão o seu histórico de dívidas – e se elas foram pagas ou não.
Com a implementação da nova regra, todos os CPFs e CNPJs farão parte, automaticamente, da listagem. As informações serão enviadas pelas próprias gestoras de dados (Serasa, SCP, Boa Vista/SCPC e Quod) e pelas empresas. A qualquer momento, a exclusão poderá ser solicitada de maneira gratuita.
É importante ressaltar que apenas informações de pagamento que envolvam risco financeiro, e operações de crédito e consumo, poderão ser visualizadas. O acesso à pontuação de crédito continua restrita às avaliações de concessão.
Dados sensíveis e o sigilo bancário serão preservados, assim como todas as exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor.
O Cadastro Positivo já foi implementado em mais de 70 países e tem sua eficiência comprovada. Saiba mais.
O principal instituto do Cadastro Positivo é facilitar o acesso ao crédito e oferecer juros menores para consumidores e empresas que cumprem seus compromissos financeiros em dia.
Outra vantagem é uma maior assertividade nos processos de análise e concessão de financiamentos, empréstimos e compras a prazo.
A nova regra deve estimular a competição entre fintechs, cooperativas, pequenas financeiras e empresas do varejo quanto à oferta de crédito.
Hoje, instituições de grande porte já possuem informações sobre o perfil de pagamento de seus clientes, mas, até então, esses dados não eram compartilhados com o mercado de crédito. Com o Cadastro Positivo, esse cenário irá mudar e a competição entre as credoras será mais saudável.
Enquanto a Análise de Score considera, principalmente, restrições financeiras pontuais, o Cadastro Positivo analisa todo o histórico de pagamentos.
Digamos que um cliente nunca tenha deixado de pagar uma conta em dia até que, recentemente, ele teve um imprevisto financeiro e atrasou algumas de suas contas. Na análise de score, esse acontecimento seria visto como algo negativo. No Cadastro Positivo, nem tanto.
Sendo assim, o Cadastro Positivo pode ser considerado um modelo mais abrangente e justo.
Link: https://blog.acpr.com.br/como-funciona-o-cadastro-positivo/
Galeria de Fotos